Oficinas

Este conjunto de oficinas tem como objetivo capacitar aprendizes a projetar objetos, processos e inquietações utilizando a LudoPoética, uma atividade projetual de base semiótica peirceana-barthesiana definida segundo o ponto de vista humanístico, com finalidades diversas, porém com uma intenção específica: a de questionar. A apropriação pedagógica da ludopoética se dá como didática interdisciplinar com abordagens multidisciplinares que busca promover a apropriação transdisciplinar dos conhecimentos acadêmicos no processo de aprendizagem, uma vez que o estudante é quem os costura partindo de seus interesses e desejos que, em geral, são conhecimentos não acadêmicos. O ato de projetar mobiliza a articulação de conhecimentos e competências pré-existentes pelos participantes para a produção, favorecendo a construção de novos conhecimentos e competências e o comprometimento de todos com o projeto. Este processo visa estimular uma postura autônoma e crítica dos participantes, respeitando seus desejos e mobilizando-os para atitudes de transformação de suas realidades pessoal e social, visando criar as condições para a construção de conhecimentos e não sua simples transferência.


Ateliê de Desenho Artístico [ART221]: criação de imagens por meio de técnicas de desenho.

Ilustração [ART358]: criação de imagens para transmissão de mensagens específicas por meio de diferentes técnicas e materiais (desenho, pintura, fotografia, computação gráfica, colagem etc).


Análise e Produção de Jogos Narrativos [ART367]: nesta oficina apresentamos conceitos de Game Studies e Aprendizagem por Jogos (GBL: Game Based Learning) por meio de plataforma ludonarrativa que utiliza aventura solo, tabuleiro e role-playing game (RPG).


Projeto de Material Didático I [ART362] e II [ART363]: oficinas que tem por objetivo integrar os diversos conteúdos teóricos formativos por meio da mobilização destes repertórios para confecção de material didático. Portanto, ambas se constituem de orientação no desenvolvimento de um projeto de material didático a partir de escolha de tema, premissas pedagógicas, linguagens e materiais de interesse do/a aprendiz.


Concept Art para Jogos Narrativos [grupo de estudos]: criação de imagens que transmitem conceitos que atravessam todo um conjunto de narrativas e/ou mídias.