Aprendizagem

é por nós entendida como o papel ativo de construir seus próprios significados, protagonizando sua história de maneira holística, integrada e potencialmente poética. Deste modo, tomamos o ATO DE PROJETAR como PROCESSO DE APRENDIZAGEM que implica um aspecto multidisciplinar, referente à multiplicidade de disciplinas com seus conteúdos, conhecimentos e habilidades e um aspecto interdisciplinar, referente ao uso de métodos de diferentes disciplinas para a mobilização de competências. A demanda Multi- e Interdisciplinar das produções A PARTIR DO conteúdo requer mais esforço do usuário, promovendo a Transdisciplinaridade, que acontece quando as disciplinas procuram o que está fora delas via ação (métodos não disciplinares – ou interdisciplinares) e afeto (contexto, circunstância).


Leitura e Produção de Imagens [ART368]: análise, apropriação e/ou criação de imagens em qualquer técnica e material para diversas finalidades, com foco em finalidades educacionais.


Projeto de Material Didático I [ART362] e II [ART363]: oficinas que tem por objetivo integrar os diversos conteúdos teóricos formativos por meio da mobilização destes repertórios para confecção de material didático. Portanto, ambas se constituem de orientação no desenvolvimento de um projeto de material didático a partir de escolha de tema, premissas pedagógicas, linguagens e materiais de interesse do/a aprendiz.