Ilustração

 

Esta disciplina visa aprimorar a produção de sentido por meio da IMAGEM no âmbito de aplicações poéticas e funcionais, utilizando-se diferentes técnicas e estilos e articulando a linguagem visual em termos de estrutura, mensagem e conteúdos simbólicos, pensando a imagem como um texto visual que implique leituras afetivas, éticas e contextuais.

Os conteúdos programáticos são apresentados no decorrer das etapas de desenvolvimento de um projeto à escolha do/a discente nos contextos do Design, das Artes, da Moda, do Audiovisual e da Educação e abordam definição, histórico, tipos, possibilidades poéticas, interdisciplinares e profissionais da ilustração.

Bibliografia:

  • HALL, Andrew. Fundamentos essenciais da ilustração. Trad. Marcos Capano. São Paulo: Edições Rosari, 2011.
  • MEGGS, Phillip B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
  • OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, pp 93-122.
  • Apostila em PDF sobre Imagem e Linguagem Visual

Programa e Etapas do Projeto

Uma breve história | No Brasil | Gráfica | Científica | Livro Infantil


I. Escolha do tema e objetivo:


II. Exercícios em aula: envie continuamente as etapas de produção da sua ilustração para a pasta do drive


  1. Objetivos: qual a finalidade, o público alvo, espaço em que será e por quanto tempo será fruída a imagem?
  2. Materialidade: em qual suporte final (impresso, digital, plástico bidimensional ou tridimensional, estático, dinâmico etc) a imagem será veiculada?
  3. Tema: quais serão os assuntos abordados no seu projeto?
  4. Sem mencionar as respostas acima para os colegas, apresente suas imagens de referência e/ou esboços e peça-lhes para identificar o assunto principal.

  1. Anote que sensações e memórias que suas imagens referenciais e/ou esboços evocam em você.
  2. Sem mencionar as suas respostas, apresente suas imagens referenciais e/ou esboços para os colegas para que descrevam as sensações evocadas neles.
  3. Compare as sensações descritas pelos colegas com as suas.
  4. Se sua imagem é uma figura de linguagem, ela o é para quais conteúdos?

  • Com quais FORMAS vou registrar, configurar e materializar a imagem?
  1. Apresente suas imagens referenciais e/ou seus esboços para fazermos uma análise estrutural dos estilos visuais, modos de registro e de configuração e para qual modo da linguagem visual tende sua imagem: esquemática ou pictórica.
  2. Defina quais serão as técnicas, materiais e instrumentos artísticos e/ou não artísticos são mais adequados para obter os efeitos estruturais e respostas estéticas desejados.
  3. Pense na coerência destes materiais com os suportes em que sua imagem será veiculada: impresso? digital? plástico?

III. Trabalho final: envie sua arte final mais um relato do processo de elaboração para a pasta do drive até 10/07/2019. Se não conseguir enviar seu trabalho para a pasta, envie pelo formulário.