Análise e Produção de Jogos Narrativos

Plano de Curso | Didática Ludonarrativa | Método Ludopoético

 

ludonarrative

Nesta oficina vamos apresentar conceitos de Aprendizagem por Jogos (GBL: Game Based Learning) por meio da didática ludonarrativa do Projeto Incorporais, que utiliza aventura solo, tabuleiro e role-playing game (RPG).

Conceitos fundamentais:

Leituras eletivas


Programa:

I. Escolha de cenários do Projeto Incorporais e organização dos grupos para:

  1. jogar a aventura solo individualmente ou em duplas, dependendo da quantidade de discentes (dynamis);
  2. produzir imagem e carta de personagem e narrar sua história em linguagem a escolha (texto, video, audio, música, imagem 2D ou 3D, performance etc) para publicação no sítio do cenário (mimesis); PSD e fontes: Terra Nova, Era da Escolha;
  3. jogar o cardgame, tabuleiro e/ou RPG com a personagem criada (dynamis);
  4. atualizar, alterar, ampliar etc, a produção sobre a personagem;
  5. Enviar para a pasta do drive a carta da personagem pronta e um texto sobre ela para publicação no sítio do cenário (mimesis).

Exemplos: Terra Nova | Sabores Mitológicos | Cores Vivas


II. Trabalho Final

  • para Licenciaturas: enviar para a pasta do drive e apresentar na data estipulada um PLANO DE AULA utilizando uma ou mais ludonarrativas à escolha;
  • para outros cursos: enviar para a pasta do drive e apresentar na data estipulada um BRIEFING propondo a criação de uma ou mais ludonarrativas.