Projeto de Material Didático


Primeiro, consulte o que entendemos por EDUCAÇÃO. Depois, continue na disciplina.


Este ambiente virtual apresenta o material necessário para as Oficinas Projeto de Material Didático I e II. As oficinas tem por objetivo integrar os diversos conteúdos teóricos formativos por meio da mobilização destes repertórios para confecção de material didático que venha a se configurar como materialização das reflexões críticas do licenciando e suas aplicações na sua prática docente no decorrer do curso. Portanto, ambas se constituem de orientação no desenvolvimento de um projeto de material didático a partir de escolha de tema, premissas pedagógicas, linguagens e materiais de interesse do/a licenciando/a. Tanto na oficina I quanto na II o/a estudante pode escolher um tema disciplinar, pertinente a conteúdos específicos da sua área com foco no Ensino DE “área do conhecimento”, quanto um tema transversal ou integrador, pertinente a assuntos diversos e não necessariamente acadêmicos com foco no Ensino POR MEIO DE “área do conhecimento”.

Objetivos específicos:

  • Delimitação de questões de interesse dos estudantes (para licenciandos/as em Artes, apresentadas no pré-projeto de TCC) envolvendo uma prática docente em curso (programa de iniciação à docência, projeto de extensão universitária, projeto de treinamento profissional, estágio e/ou observação em escola, museu, ateliê, galeria etc).
  • Levantamento de questões poéticas e estéticas contemporâneas.
  • Levantamento de pesquisas atuais sobre temas transversais ou integradores relevantes.
  • Estabelecimento de relações entre as questões individuais dos licenciandos e as questões poético-estéticas apresentadas gerando conceitos próprios.
  • Concepções iniciais de objetos estéticos que sintetizem os conceitos gerados.
  • Aplicações didáticas experimentais dos objetos confeccionados em espaço escolhido para a prática docente curricular.

Programa

I. Escolha um vídeo (clique duplo para abrir em tela cheia):

Formem grupos e escolham um dos seguintes vídeos para propor uma aplicação didática. Procurem responder as seguintes perguntas:

  • O que: qual assunto será abordado?
  • Para quem e para que: qual o perfil dos aprendizes e quais os objetivos de aprendizagem?
  • Como: quais atividades serão propostas a partir do objeto “video”?

II. Trabalho final

1. O QUE pretende fazer?

Um briefing é o ponto de partida de qualquer projeto. Nele, determinamos o que será feito, para que (objetivos), para quem (usuários), onde e quando; e, a partir daí, o que precisamos pesquisar e quais informações coletar para fundamentar o projeto.

  • Com base nas leituras, na observação do ambiente educacional em que você está imerso/a, nos seus interesses e dos seus estudantes, preencha o BRIEFING, envie para a pasta do drive e apresente na data estipulada.
  • Consulte aqui um EXEMPLO DE BRIEFING um projeto realizados por nós para a Escola Internacional Saci, de Juiz de Fora.

2. COMO pretende fazer?

  • Nesta etapa, a partir do seu briefing e da leitura dos PDFs Modelagem, Design Didático e Design de Objeto Didático, você deverá conceber um layout ou protótipo de material didático a ser testado  OU com os/as colegas em aula simulada presencial nas datas estipuladas OU no ambiente educacional no qual está imerso/a.
  • Colete materiais didáticos que você considere compatíveis com essas premissas, mesmo que tratem de assuntos diversos dos seus e analise-os segundo as etapas do briefing.

3. Quais foram seus resultados?

  • Faça uma avaliação da aprendizagem, comparando as finalidades estabelecidas na Conceituação Didática com os resultados dos aprendizes.
  • Envie o RELATORIO, com as perguntas respondidas e registros do PROTÓTIPO, da sua APLICAÇÃO e da AVALIAÇÃO dos aprendizes, para a pasta do drive ou pelo formulário até 10/07/2019.
  • Consulte aqui um EXEMPLO DE RELATÓRIO.