OS ESPÍRITOS MENSAGEIROS

São espíritos ligados aos repertórios simbólicos e religiosos de diversas culturas, com suas várias denominações: anjos, avatares, entidades, báras e erês, valquírias etc. Esses espíritos se manifestam de duas maneiras: por meio de incorporação ou de transe mediúnicos, de acordo com as regras teológicas a que estão submetidos, mas há duas correntes principais:

  • Manifestação por INCORPORAÇÃO mediúnica. Nesse caso um ser humano permite que o espírito mensageiro se manifeste por meio dele ou dela, podendo então atuar no plano físico. Esse é o caso das Entidades ligadas às religiões de matriz afro-brasileira, bem como espíritos ligados aos mitos do Egito Antigo.
  • Manifestação por TRANSE mediúnico. Nesse caso a pessoa manifesta uma força sobrenatural que ela possui dentre si. Durante o transe ela pode usar dons que correspondem a poderes mágicos. Esse é o caso de espíritos com origem nos mitos greco-romana (como a pitonisa de Delfos), judaico-cristãos (êxtase de stigmatas que fazem curas com as mãos) e das manifestações de Orixás no Candomblé.

Deste modo, é fundamental para esses espíritos que haja diversidade cultural e igualdade social, pois em sociedades autoritárias e homogêneas eles não conseguem se manifestar, vão progressivamente sendo esquecidos e correm o risco de desaparecerem. Seja qual for sua origem cultural, esses espíritos compartilham esferas de ação que representam seus dons. Os dons são distribuídos por estas esferas genéricas de ação (natural e humana), que cada espírito individualiza de acordo com a bagagem cultural e o perfil do/a médium.

Esses espíritos também impõem a seus médiuns regras e missões claras, que variam de acordo com suas filiações teológicas. Por exemplo, espíritos curandeiros tenderão a exigir trabalho de caridade do/a médium; espíritos combatentes tenderão a exigir de seus mediuns ações políticas ativas; e essim por diante.

Recuperam seus pontos de Poder Mágico somente em local considerado sagrado pelos seus preceitos religiosos (templo, natureza, ou algum local especialmente escolhido para isso) e realizando os devidos ritos religiosos.Todos esses saberes se manifestam nos CONHECIMENTOS RELIGIÃO, que o/a médium deve ter.Ao se descobrir como canal de um espírito mensageiro, o/a médium adquire a COMPETÊNCIA MÁGICA (MAG) de acordo com seu Perfi. O/a médium pode realizar os dons mágicos do espírito fora do estado de incorporação ou transe gastando os devidos pontos de Poder Mágico (PM), de acordo com seu nível na Competência Mágica (MAG), conforme demonstrado na tabela de Resolução de Ações Mágicas.IMPORTANTE: somente em transe ou incorporação e em seu local sagrado, os espíritos mensageiros podem realizar seus dons sem gastar Poder Mágico (PM).

INCORPORAÇÃO MEDIÚNICA

O espírito mensageiro desencarnado atua como um guia do/a médium, permanecendo próximo e acessível por meio de comunicação astral. Para realizar seus dons mágicos, o espírito deve tomar emprestado o corpo do/a médium, cujo próprio espírito entra em estado de semiconsciência. Para conseguir incorporar o espírito, o/a médium deve fazer um teste de Competência Mágica (MAG) de acordo com seu nível, gastando apenas os pontos de Poder Mágico (PM) necessários. Uma vez bem sucedido/a nesse teste, o/a médium não gasta pontos de Poder Mágico para realizar os dons, pois o espírito guia fornece seu poder, enquanto durar o efeito. Veja a tabela de Funcionamento da Magia.Neste estado pessoas com Competência Mágica (MAG) são capazes de ver a forma do espírito guia sobreposta à forma corporal do/a médium.Caso o espírito guia e o/a médium tenham alguma desavença teológica ou ideológica, o espírito guia se afasta e o pacto se desfaz.

TRANSE MEDIÚNICO

O espírito mensageiro encarna num corpo humano e manifesta seus dons por meio de transe semiconsciente.Para conseguir entrar em transe, o/a médium deve fazer um teste de Competência Mágica (MAG) de acordo com seu nível, gastando apenas os pontos de Poder Mágico (PM) necessários. Uma vez bem sucedido/a nesse teste, o/a médium não gasta pontos de Poder Mágico para realizar os dons, enquanto durar o efeito. Veja a tabela de Resolução de Ações Mágicas.Neste estado, pessoas com Competência Mágica (MAG), são capazes de ver o/a médium com características do espírito mensageiro (asas, roupas, etc); caso o/a médium apresente comportamentos incompatíveis com os preceitos teológicos ou ideológicos do espírito ou da divindade representada pelo espírito mensageiro, este pára de se manifestar, entrando em estado dormente até o fim da encarnação.

PODERES: OS EFEITOS MÁGICOS

Todos os espíritos mensageiros têm o efeito de PROJEÇÃO ASTRAL, para se comunicarem com outros espíritos e pessoas vivas, e viajarem por outros planos de existência.Vejamos agora os poderes específicos dos espíritos mensageiros de acordo com suas esferas de ação.