O AUTOR

Doutor em Letras pela PUC-Rio com pesquisa na Formação do Leitor. (2008) Mestre em Design pela PUC-Rio, com pesquisa na elaboração de material didático para crianças surdas (2003). Tem 11 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Projeto de Material Didático e Roteirização Didático Digital atuando principalmente na modelagem de cursos para suporte didático e impresso, projetos lúdico-pedagógicos, narrativas interativas aplicadas para educação. Dentre os projetos em que trabalhou incluem-se os realizados para: Secretaria Estadual de Educação RJ; FESP-RJ; SENAC- Depto. Nacional; Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos; Biblioteca Infantil Maria Mazetti (Casa de Rui Barbosa); Academia Brasileira de Letras; Instituto Unibanco. Suas áreas de pesquisa incluem os seguintes temas: roleplaying game, educação, interatividade, formação do leitor, design e roteirização didáticos, histórias interativas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5151586037029651

Construção de personagem & aquisição de linguagem
PEREIRA, CARLOS EDUARDO KLIMICK; COUTO, RITA MARIA DE SOUZA; NACIF, MARIA CRISTINA VOLPI; PONTIFíCIA UNIVERSIDADE CATóLICA DO RIO DE JANEIRO. Departamento de Artes e Design. Construção de personagem & aquisição de linguagem : o desafio do RPG no INES. 2003. Dissertação (Mestrado) – Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design

Uma ponte pela escrita
PEREIRA, Carlos Eduardo Klimick; YUNES, Eliana. PONTIFíCIA UNIVERSIDADE CATóLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Letras. . Uma ponte pela escrita : a narratividade do RPG como estímulo à escrita e à leitura. 2008.Tese (Doutorado em Letras)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008

Publicações

2008 – “Estratégia RPG: escrita e leitura através de narrativas e livro interativos.” Com Eliane Bettocchi. In: Os lugares do design na leitura. Novas Ideias, 2008.

2007 – TNI (Técnicas para Narrativas Interativas).” In: Boletim Técnico do SENAC Vol.33, no 3 setembro/dezembro de 2007.

2006 – “RPG & Educação: Metodologia para o uso paradidático dos role playing games”. In: Design Método. Organização: Luiz Antônio L. Coelho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. [RESUMO]

2006 – “Fantasia Romântica: a possível subversão do RPG Blue Rose“. Artigo publicado em de agosto de 2006 no Simpósio “illicite errore: transgressão ou impertinência”, promovido pelo Laboratório de Representação Sensível do Depto. de Artes e Design da PUC-Rio.

2005 – “Fantasia e Êxtase: um exercício de resistência através da forma“, em co-autoria com Eliane Bettocchi. Artigo publicado em de agosto de 2005 no Simpósio “O (IN)VISÍVEL” promovido pelo Laboratório de Representação Sensível do Depto. de Artes e Design da PUC-Rio.

2004 – “Estrangeiros em sua própria cultura”. In: Revista Espaço, n.22. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2004.

2004 – “RPG nas aulas de História e Geografia”. In: Anais do I Simpósio RPG & Educação, páginas: 180-217. Organização: Maria do Carmo Zanini. São Paulo: Devir Editora, 2004.

2004 – “Convergências e divergências em ilustrações de RPG“, em co-autoria com Eliane Bettocchi. Artigo publicado em de agosto de 2004 no Simpósio ” Trompe L’oeil” promovido pelo Laboratório de Representação Sensível do Depto. de Artes e Design da PUC-Rio.

2003 – “O lugar do virtual no RPG, o lugar do RPG no Design” – (Carlos KlimicK e Eliane Bettocchi) Artigo apresentado no II Simpósio do LaRS: Atopia, Departamento de Artes e Design, PUC-Rio.

2002 – Um estudo de recepção do RPG Vampiro: a máscara 2a edição – (Carlos Klimick) Texto disponível no site Imago.

2002 – Onde está o herói? – (Carlos KlimicK) Artigo apresentado no I Simpósio do Laboratório da Representação Sensível (LaRS): O Outro, Departamento de Artes e Design, PUC-Rio.

RPGs e livros-jogo

2001 – Esferas – RPG (Carlos Klimick, Márcio Lima, Marco Antônio Veloso) / Ed.Akritó

2000 – RPG para não rpgistas – artigo publicado na revista Dragão Brasil n. 67, nov. 2000 (Carlos Klimick) / Trama Editora.

2000 – Feiticeiros – suplemento para “Era do Caos”(Carlos Klimick, Flávio Andrade e Eliane Bettocchi) / Ed.Akritó.

1998 – Caídos – suplemento para “Era do Caos”(Carlos Klimick, Flávio Andrade e Eliane Bettocchi) / Ed.Akritó.

1998 – Lendas – suplemento para “Era do Caos”(Carlos Klimick, Flávio Andrade e Eliane Bettocchi) / Ed.Akritó

1997 – Noturnos – suplemento para “Era do Caos”(Carlos Klimick, Flávio Andrade e Eliane Bettocchi) / Ed.Akritó

1997 – Era do Caos – RPG (Carlos Klimick, Flávio Andrade e Eliane Bettocchi) / Ed.Akritó

1996 – Espectro – livro-jogo (Flávio Andrade) / Ed.Akritó

1996 – Renascido – livro-jogo (Carlos Klimick) / Ed.Akritó

1996- O Império – módulo para “Tagmar” (Carlos Klimick) / Ed.GSA

1995 – Quilombos da Lua – suplemento de aventura para “O Desafio dos Bandeirantes” (Flávio Andrade, Luiz Eduardo Ricon) / Ed. GSA

1995- Era uma vez…A Vingança de MagMor – livro-jogo (Carlos Klimick, Luiz Eduardo Ricon e Ygor Moraes) / Ed.GSA

1995 – O Vale dos Acritós – suplemento de aventura para “O Desafio dos Bandeirantes” (Carlos Klimick e Flávio Andrade) / Ed.GSA

1993 – A Floresta do Medo/O Engenho – suplemento de aventura para “O Desafio dos Bandeirantes” (Carlos Klimick, Flávio Andrade e Luiz Eduardo Ricon) / Ed.GSA

1992 – O Desafio dos Bandeirantes – RPG (Carlos Klimick, Flávio Andrade e Luiz Eduardo Ricon) / Ed.GSA

Trabalhos

Projeto de Material Didático:

ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) para benificiários do Programa Bolsa Família, Ensino Fundamental do segundo ciclo (5o ao 9o ano) e Ensino Médio. (2010-2012). Modelagem de conteúdo para livros em suporte impresso, criação de narrativas participativas, design de jogos educacionais.

SENAC- Rio de Janeiro. Curso de Ética “Agir bem é bom”, 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)

IESC-UFRJ. Curso de capacitação em Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas, 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional.

Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP-GeR, 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Curso de Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Etnico-Raciais., 2010. Desenvolvimento de material didático ou instrucional

SENAC- Depto. Nacional. Gestão de Segurança de Alimentos, 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional.

Consultoria Lúdico-Pedagógica. Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. (2008) Coordenador Lúdico-Pedagógico do projeto de revitalização da Biblioteca Infantil Maria Mazetti da Fundação Casa de Rui Barbosa; Consultor do grupo ELO (Estação de Leitura On-line).

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, 2007. Desenvolvimento de material didático ou instrucional.

Programa Cenas Clássicas. Academia Brasileira de Letras. (2007) Roteirização didático digital e design didático como membro da equipe de projeto coordenada pela Linha Mestra consultoria psicopedagógica.

TNI (2007): as Técnicas para Narrativas Interativas compõem um método de utilização de histórias interativas do tipo Role-playing Game (RPG) para construção coletiva de histórias, expressão criativa e construção de conhecimento dentro de uma pedagogia construtivista.

Capitães da Areia: oficinas para alunos do ensino médio (2004) e para professores (2008) do Colégio Estadual Vicente Januzzi, Rio de Janeiro, com apoio da Faperj.

Roteiros Didáticos Digitais (2005): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Serviço de criação para o projeto “Aula – Ativa” da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Materiais para os laboratórios de informática de escolas do Rio de Janeiro.

Aula sobre RPG e três sessões de demonstração (2004) com uma turma do curso de formação de escritores do departamento de Letras da PUC-Rio, sob a supervisão da profa dra Pina Coco.

ZOO (2003): atividade online para aquisição de linguagem oral e escrita para estudantes do INES, desenvolvido em parceria com a PUC-Rio.

Colégio CEL (Rio de Janeiro-RJ)

  • 2001: Atividades de RPG via computador como estímulo às aulas de História e Geografia para a 5ªsérie e História para a 6ª série. As atividades foram iniciadas em Março e se estenderam por todo o ano letivo.
  • Atividades interativas com jogos educacionais, enigmas e mistérios como estímulo às aulas de Português para a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries.
  • 2000: Atividades de RPG via computador com conteúdo histórico para as 6ª, 7ª e 8ª séries como parte da comemoração dos 500 anos do Brasil. As atividades se iniciaram em Março e foram concluídas no fim do ano.
  • 2000: Atividades de RPG via computador como estímulo às aulas de História para a 5ªsérie. As atividades foram iniciadas em Março e se estenderam por todo o ano letivo.
  • Gincana cultural como estímulo às aulas de Geografia da 7ª série.
  • 1999: Atividades de RPG via computador como estímulo às aulas de História para a 5ªsérie. As atividades foram iniciadas em Março e se estenderam por todo o ano letivo.

Colégio Andrews (Rio de Janeiro-RJ): atividades iniciadas em fevereiro e concluídas em Abril. As atividades tiveram a duração de um bimestre e foram renovadas anualmente.

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