Conceito Físico ou Mágico

Você e Pedro vão até ao local na estrada onde está acontecendo o piquete. A caminhada não é longa e vocês logo chegam lá. A situação é bem tensa: manifestantes estão bloqueando a estrada, enquanto caminhoneiros irritados protestam que querem trabalhar.
Pedro conversa com uma das ativistas que é uma mulher negra jovem. Ele a apresenta:
– Esta é Fabiana da comunidade quilombola. Ela acha que não há tempo a perder.
– Até o vídeo surtir efeito as obras já terão começado! – exclama Fabiana – Árvores terão sido derrubadas e o próprio rio já poderá estar contaminado. Nós temos que enfrentar esse problema logo. Eu avisei à imprensa e o pessoal da ONG está trabalhando para que jornal, rádio e TV logo estejam aqui.
Porém, quem chega primeiro são advogados e executivos da E&C que exigem que o piquete seja desfeito clamando que tal ação é ilegal. Como os manifestantes se recusam, os representantes da empresa partem avisando que logo estarão de volta com a polícia.
Felizmente, a imprensa chega antes e Pedro e Fabiana logo estão dando entrevistas. Até você acaba respondendo perguntas de uma jornalista do jornal de uma universidade federal que fica próxima à região. Então, a polícia chega com os advogados da E&C.
O clima fecha. O tenente da polícia militar avisa que a determinação judicial é de que o piquete seja suspenso. Os manifestantes se recusam alegando que sua causa é justa. Começa um bate-boca.
Pedro puxa você pelo braço:
– Acho bom você ir embora antes que aconteça algum confronto. Se esse piquete for realmente ilegal é melhor que você não se envolva com isso. Vá e conte sobre nossa luta.

Apesar de não concordar e querer ficar, você rapidamente vai embora. Chegando ao hotel, você conta aos professores e colegas o que descobriu e ligam a televisão. O noticiário local mostra o piquete, mas felizmente, as coisas se resolvem antes que aconteça um confronto entre manifestantes e polícia. Os ativistas decidem ir embora depois que a imprensa divulga o ocorrido e os representantes da E&C concordam em recebê-los no dia seguinte para uma reunião.
Depois você fica se perguntando porque obedeceu tão prontamente ao comando de Pedro e tentando lembrar se ele estava de cocar ou não…
Diante do ocorrido, os guias cancelam o passeio de barco promovido pela E&C e voltam. Uma vez em sua cidade natal, você divulga o que está acontecendo naquela região. Por sorte, alguns conhecidos trabalham em jornais ou na Justiça e eles ficam sensibilizados com a situação daquela comunidade. Em pouco tempo um movimento de proteção daquela região toma força e as obras são paralisadas até que a E&C faça um Estudo de Impacto Ambiental adequado, pague as indenizações devidas e busque uma solução para os problemas apresentados juntamente com a comunidade local. Você vê Pedro, Fabiana e alguns ativistas da ONG sorrindo na TV com a vitória que conseguiram. Vitória da qual você fez parte.


escolha: culturalmente diversoescolha: culturalmente diversoEsta escolha indica que você exerce seu ativismo por meio de um CONCEITO FÍSICO ou MÁGICO.

Se você prefere fazer piquetes para impedir o desmatamento ou mesmo sabotar os equipamentos de terraplanagem durante a noite seu Conceito é FÍSICO. Se você acredita que conta com “algo mais” para lhe ajudar a resolver problemas, seu Conceito é MÁGICO. Escolha um dos dois para a sua personagem:


cd Conheça outros/as ativistas e conte sua história