Conceito Intelectual ou Social

Você acompanha o professor Alex até o rio próximo à cidade. Ele leva uma mochila grande nas costas com o equipamento de que precisa. Em diferentes pontos do rio o Alex se detém para colher amostras da água do rio e fotografar o desmatamento da floresta. Você o acompanha por mais de duas horas e ele mostra diferentes espécies de animais e plantas:
– Se os rios são poluídos, se os mananciais são atingidos pela favelização, teremos menos água potável e mais espaço para os mosquitos. Campanhas de saúde recomendam que em áreas atingidas por doenças transmitidas por mosquitos as casas mantenham uma distância MÍNIMA de 200 metros das florestas. Mosquitos transmitem doenças como a leishmaniose, que deforma e causa grande sofrimento, a malária e o atual grande sucesso nacional: a dengue! Com as matas derrubadas e os rios drenados os mosquitos procuram novas casas. Quais? As nossas!
– Nossas casas, professor?
– Sim, a casa onde você e sua família moram passam a ter não somente visitantes indesejados como moradores que sugam sua saúde. As fêmeas dos mosquitos vêm colocar seus ovos em vasilhames, vasos, águas empoçadas, pneus, monturos de lixo etc. depois vêm nos picar para se alimentar e nos transmitem doenças, que no caso da dengue hemorrágica podem ser fatais. Veja que a destruição do habitat natural de espécies animais e vegetais não afeta somente a essas espécies, afeta a nós também. É isso que as pessoas…
Um estampido ecoa na mata. O professor Alex fica em silêncio e você também. Será que isso foi…
– Um tiro. – murmura Alex baixinho.
Antes que você possa falar alguma coisa, dois homens aparecem do outro lado do rio carregando um macaco morto. Eles tomam um susto ao ver vocês e ficam parados, aparentemente sem saber o que fazer. Alex puxa você pelo braço e vocês saem dali andando rapidamente por uma trilha:
– São caçadores ilegais. Nós os vimos em flagrante. Vamos sair daqui antes que…
Vocês ouvem outro tiro. Alex então manda você correr e os dois saem em disparada pela trilha. Os caçadores podem ter atirado em outro macaco ou atirado em vocês, mas Alex não quer parar para tirar a dúvida. Dez minutos depois vocês param esbaforidos, recuperam o fôlego e partem andando rápido para a cidade. Alex faz questão de acompanhar você até o hotel:
– Agradeço muito a sua ajuda. Eu vou pegar o meu carro e ir direto para a universidade analisar essas amostras. Até a próxima!
No hotel você conta tudo o que vivenciou. Todos ficam muito preocupados com a situação da população local e as acusações do professor Alex. No dia seguinte, a representante da E&C fica surpresa com as caras feias dos visitantes para a empresa durante o passeio e por mais que tente, ela não consegue dar respostas convincentes às perguntas que lhe são feitas.
Alguns dias após vocês terem voltado para casa, você lê uma matéria no jornal em que o professor Alex prova com as pesquisas feitas que os estudos ambientais apresentados pela E&C não foram feitos corretamente. Você mobiliza todos os seus amigos pelas redes sociais e fala com seus pais que avisam aos colegas. Surge uma crescente pressão sobre os órgãos públicos de governo e finalmente é determinado que as obras sejam paralisadas até que um Estudo de Impacto Ambiental adequado seja feito e as reivindicações das comunidades locais recebam a devida atenção. Você imagina que os membros da ONG estejam satisfeitos com esse desenlace dos eventos. Agora é ficar de olho: quais problemas ambientais podem estar ocorrendo onde você mora?


escolha: ecologicamente corretoEsta escolha indica que você exerce seu ativismo por meio de um CONCEITO INTELECTUAL ou SOCIAL.

Pessoas que busquem promover empreendimentos ecologicamente corretos e sustentáveis e pesquisadores que divulgam novas formas de agir e pensar que fortaleçam um futuro sustentável, expressando suas ideias ou buscando persuadir pessoas podem estar agindo tanto de forma intelectual quanto social. Se essas pessoas formulam projetos e propostas, fazem críticas, seu ativismo é INTELECTUAL. Quando busca mobilizar pessoas para sua causa, então é um ativismo SOCIAL. Escolha um dos dois para a sua personagem:


ecConheça outros/as ativistas e conte sua história