Conceito Físico ou Mágico

Você segue com Vanessa para a sede da empresa. No caminho ela explica um pouco mais sobre o projeto dela para a região:
– Trata-se de economia solidária. Um modo diferente de produzir bens, prestar serviços, obter financiamentos. Enfim, uma forma de obter o que se precisa para viver sem explorar pessoas e agredir o meio ambiente. É baseado em solidariedade por meio de cooperativas, autogestão, redes de cooperação.
– Mas dá para se obter tudo o que precisa assim?
– Mais do que “o que se precisa”. Você também pode viver bem. É perfeitamente possível viver bem com menos, sendo frugal. Também é preciso produzir mais gastando menos se planejar bem.
Após algum tempo de caminhada vocês chegam na frente da sede da E&C onde várias pessoas, entre moradores e membros da ONG, empunham cartazes e gritam palavras de ordem:
– Salvem as florestas! Salvem os rios! Queremos empregos que durem! Protejam nossas riquezas!
Os seguranças da empresa não sabem o que fazer diante da confusão. Um representante da empresa vem até os manifestantes falando grosso:
– Caiam fora! Vocês não têm o direito de ficar aqui! Quem vocês pensam que são? Eu já chamei a polícia!
O representante da empresa recebe um coro de vaias e os manifestantes se mantém firmes! Depois de alguns minutos a polícia chega ao local. Um tenente se aproxima e brada:
– Vocês tem que ir embora! Essa manifestação não foi autorizada!
Vanessa se adianta até o policial e diz:
– Nós não estamos impedindo a passagem. Esta é uma manifestação pacífica e nós não vamos a lugar algum até a imprensa chegar!
Ela fala firme e, por um minuto, algo parece irradiar dela, uma onda de energia, uma vontade a que não se pode resistir.
O tenente então recua. Você não consegue entender o que aconteceu. O representante da empresa entra indignado.
A imprensa finalmente chega: jornal, rádio e TV. Vanessa e outros manifestantes logo estão dando entrevistas. Até você acaba respondendo perguntas de uma jornalista do jornal de uma universidade federal que fica próxima à região. Felizmente tudo acaba bem e você volta para o hotel quando a manifestação termina.
Chegando ao hotel, você conta o que descobriu e ligam a televisão. O noticiário local mostra a manifestação e as acusações dos manifestantes. Diante do ocorrido, os guias cancelam o passeio de barco promovido pela E&C e voltam. Uma vez em sua cidade natal, vocês divulgam o que está acontecendo naquela região. Por sorte, alguns conhecidos trabalham em jornais ou na Justiça e eles ficam sensibilizados com a situação daquela comunidade. Em pouco tempo um movimento de proteção daquela região toma força e as obras são paralisadas até que a E&C faça um Estudo de Impacto Ambiental adequado, pague as indenizações devidas e busque uma solução para os problemas apresentados juntamente com a comunidade local. Foi uma vitória da qual você fez parte.


escolha: economicamente viávelescolha: economicamente viávelEsta escolha indica que você exerce seu ativismo por meio de um CONCEITO FÍSICO ou MÁGICO.

Se você prefere fazer piquetes para impedir o desmatamento ou mesmo sabotar os equipamentos de terraplanagem durante a noite seu Conceito é FÍSICO. Se você acredita que conta com “algo mais” para lhe ajudar a resolver problemas, seu Conceito é MÁGICO. Escolha um dos dois para a sua personagem:


ecConheça outros/as ativistas e conte sua história