Conceito Intelectual ou Social

Você sugere que o melhor é apresentar o jogo na escola e colocá-lo logo online. Vanessa concorda e vocês seguem para o rio para tirar as fotos que ela deseja. A caminhada é de cerca de meia hora pela estrada e depois por uma trilha. No caminho ela conversa:
– Nós estamos aqui buscando um caminho de Economia Solidária.
– O que é isso?
– Que tal cooperar, fortalecer o grupo, pensar no bem de todos e fazer o bem à comunidade e ao meio ambiente! Nós buscamos fazer isso por meio de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras. É um jeito diferente de produzir bens, prestar serviços, implantar finanças solidárias, comércio justo e consumo solidário.
Você acha essas idéias bem interessantes. Finalmente, vocês chegam ao rio e Vanessa começa a tirar fotos. A conversa prossegue animada enquanto Vanessa segue tirando fotos rio abaixo. Em um dado momento, vocês se deparam com dois homens fazendo medições, acompanhados por um terceiro que faz anotações. Um deles vem em sua direção:
– O que estão fazendo aqui? Vocês não têm direito de estar aqui.
– Calma, só estamos tirando algumas fotografias para um projeto educacional. – responde Vanessa
O homem avança ameaçadoramente:
– Que projeto educacional? Que fotos são essas?! Me dá essa câmera!
Ele avança com a mão para tomar a câmera de Vanessa que se prepara para reagir. Os outros dois homens observam prontos para ajudar o colega. Você percebe que a coisa vai ficar feia!
Então você aponta para uma moita e grita:
– Cobra!!!!
O homem dá um pulo pra trás assustado e você grita para Vanessa:
– Corre!
Vocês disparam correndo pela trilha deixando os caras para trás abobalhados com o que aconteceu. O que levou meia hora pra se fazer andando é feito de volta em 15 minutos correndo: você e Vanessa chegam exaustos à cidade. Ela acompanha você até o hotel e diz:
– Eu vou para casa finalizar o jogo e de lá para a escola. Obrigada pela ajuda.
No hotel você conta tudo o que vivenciou. Todos ficam muito preocupados com os problemas econômicos da população local e as estranhas atitudes dos homens que queriam pegar a câmera de Vanessa. No dia seguinte, a representante da E&C fica surpresa com as caras feias dos visitantes para a empresa durante o passeio e por mais que tente, ela não consegue dar respostas convincentes às perguntas que lhe são feitas.
Alguns dias após vocês terem voltado para casa, você vê no blog da ONG e nas redes sociais posts sobre o jogo de Vanessa que ensina sobre economia solidária e os riscos de se pensar somente no curto prazo. O jogo é disponibilizado online gratuitamente e faz grande sucesso. Ela consegue então divulgar os problemas de sua região. Você contribui divulgando todas essas informações. Surge uma crescente pressão sobre os órgãos públicos de governo e finalmente é determinado que as obras sejam paralisadas até que um Estudo de Impacto Ambiental adequado seja feito e as reivindicações das comunidades locais recebam a devida atenção. Você imagina que os membros da ONG estejam satisfeitos com esse desenlace dos eventos. Agora é ficar de olho: quais problemas ambientais podem estar ocorrendo onde você mora?


escolha: economicamente viávelEsta escolha indica que você exerce seu ativismo por meio de um CONCEITO INTELECTUAL ou SOCIAL. Pessoas que busquem promover empreendimentos ecologicamente corretos e sustentáveis e pesquisadores que divulgam novas formas de agir e pensar que fortaleçam um futuro sustentável, expressando suas idéias ou buscando persuadir pessoas podem estar agindo tanto de forma intelectual quanto social. Se essas pessoas formulam projetos e propostas, fazem críticas, seu ativismo é INTELECTUAL. Quando busca mobilizar pessoas para sua causa, então é um ativismo SOCIAL. Escolha um dos dois para a sua personagem:


Conheça outros/as ativistas e conte sua históriaec