referencial teórico & metodológico
Nosso método resulta de pesquisas iniciadas em 2004 com jogadores de Role-Playing Game (RPG) e estudantes e professores do Ensino Médio do Colégio Vicente Januzzi, no Rio de Janeiro, pesquisas que consolidamos na Plataforma Incorporais. Objetivamos, com esse método, ao mesmo tempo construir objetos e competências a partir da vivência lúdica de ludonarrativas. O processo é, resumidamente, assim:
Didática Ludonarrativa: vivência e criação de histórias em que se mobiliza competências e conhecimentos pela via dos afetos, desejos e fantasias, resultando na construção de novas competências e conhecimentos.
LudoPoética: configuração de imagens e objetos que tenham a intenção de oferecer novas possibilidades de construção de significados pelos sujeitos fruidores, levando a uma refiguração destes sujeitos e de seus contextos.
Trata-se, portanto, de um método interdisciplinar uma vez que parte de uma questão metodológica comum entre múltiplas disciplinas, que busca gerar um aprendizado transdisciplinar, uma vez que a costura entre etapas e conteúdos quem realiza é o aprendiz, a partir de seus interesses, desejos e fantasias.