Ensino

Grupo de Educação Tutorial em Jogos

As atividades propostas para o GET Jogos do Instituto de Artes e Design tem como objetivo proporcionar o exercício da práxis criativa, a partir da vivência tutorial, nos alunos de graduação dos diversos cursos, possibilitando que estes discentes (bolsistas, voluntários e participantes eventuais) possam aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos a partir das disciplinas da graduação em atividades relacionadas a uma das possíveis áreas de atuação do profissional de Artes e Design. Espera-se também que estes alunos atuem como multiplicadores, dentre seus colegas de curso, deste conhecimento adquirido. O objetivo geral da proposta é preparar os discentes do Instituto de Artes e Design, a partir dos princípios de autonomia e ação crítica que constituem a base da Educação Tutorial, para a atuação em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, e na futura atuação profissional de desenvolvimento de projetos de boardgames e jogos narrativos digitais e analógicos, a partir de uma formação interdisciplinar que envolva tanto os aspectos conceituais quanto os aspectos metodológicos que permeiam uma atividade projetual em sua dimensão mercadológica e pedagógica.


TP Design de jogos e material didático

Justificativa:

Este projeto visa o intercâmbio entre a atividade de projetar objetos e a prática pedagógica ao propor o treinamento profissional de um/a estudante de Artes e Design em Design de Jogos e Material Didático atuando na produção de diferentes meios de comunicação ludopedagógicos impressos, digitais e tridimensionais para finalidades de aprendizagem e de difusão de conhecimento, iniciando o/a estudante simultaneamente nas práticas profissionais do Design de Jogos e do Design Instrucional.

A efetividade de material lúdico no desempenho de aprendizagem é um dos objetos da linha de pesquisa Ludonarrativas e Significação do grupo Histórias Interativas, que atua no Laboratório Interdisciplinar de Linguagens do IAD com o projeto Incorporais: produção e aplicação didática de ludonarrativas na graduação.

Esta pesquisa tem por objetivo verificar os impactos da aplicação didática de ludonarrativas no processo de aprendizagem e produção criativa de discentes de graduação da UFJF. Os resultados desta pesquisa podem ser consultados em http://historias.interativas.nom.br/incorporaispesquisa/pesquisa-5/.

  • Atividades:
    • definição de conceitos a serem traduzidos em linguagem visual;
    • levantamento de referências sobre os conteúdos, sobre métodos e pesquisa de materiais similares;
    • coleta de referências iconográficas e estilísticas;
    • concepção de mecânicas de jogo em conjunto com os bolsistas do Grupo de Educação Tutorial em Jogos do IAD;
    • modelagem de conteúdos em conjunto com licenciandos, professores e estudantes da Educação Básica e Superior;
    • elaboração de esboços e layouts;
    • diagramação em programas gráficos e linguagens web;
    • tratamento digital para impressão gráfica e publicação digital em diferentes plataformas.
  • Objetivos:
    • propiciar o treinamento do/a estudante de Artes e Design nos ofícios de Design de Jogos e de Design Instrucional com finalidade de adequação ludopedagógica de conteúdos, compreendendo as especificidades de estilo e do uso da linguagem visual para este fim;
    • promover o intercâmbio metodológico interdisciplinar uma vez que o ato de projetar de jogos e materiais didáticos demanda o envolvimento de diferentes áreas de conhecimento e diversos tipos de saber além do acadêmico, promovendo um pensamento transdisciplinar no estudante.
  • Referencial teórico e metodológico & Oficinas de orientação
  • Resultados: 2013-2015 : 2016 : 2017

PIBID-Artes: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Propomos, como projeto opcional, a utilização da Plataforma Incorporais para desenvolvimento e aplicação de ludonarrativas nas escolas conveniadas, de acordo com as diretrizes metodológicas do projeto e do Treinamento Profissional.