TP&PIBID

Treinamento Profissional Design de material didático em suportes bidimensionais

Justificativa:

Este projeto visa o intercâmbio entre a atividade de projetar objetos e a prática pedagógica ao propor o treinamento profissional de um/a estudante de Artes e Design em Design de Material Didático atuando na produção de diferentes meios de comunicação impressos, digitais e tridimensionais para finalidades de aprendizagem e de difusão de conhecimento, iniciando o/a estudante na prática profissional do Design Instrucional.

Atividades:

  • definição de conceitos a serem traduzidos em linguagem visual;
  • levantamento de referências sobre os conteúdos, sobre métodos didáticos e pesquisa de materiais similares;
  • coleta de referências iconográficas e estilísticas;
  • modelagem de conteúdos em conjunto com licenciandos, professores e estudantes da Educação Básica e Superior;
  • elaboração de esboços e layouts;
  • diagramação em programas gráficos e linguagens web;
  • tratamento digital para impressão gráfica e publicação digital em diferentes plataformas.

Objetivos:

  • propiciar o treinamento do/a estudante de Artes e Design no ofício de Design Instrucional com finalidade de adequação pedagógica de conteúdos, compreendendo as especificidades de estilo e do uso da linguagem visual para este fim;
  • promover o intercâmbio metodológico interdisciplinar uma vez que o ato de projetar de materiais didáticos demanda o envolvimento de diferentes áreas de conhecimento e diversos tipos de saber além do acadêmico, promovendo um pensamento transdisciplinar no estudante.

Referencial teórico e metodológico & Oficinas de orientação

Resultados: 2013-2015 : 2016 : 2017

PIBID-Artes: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Propomos, como projeto opcional, a utilização da Plataforma Incorporais para desenvolvimento e aplicação de ludonarrativas nas escolas conveniadas, de acordo com as diretrizes metodológicas do projeto e do Treinamento Profissional.

Oficinas de orientação

Resultados: 2016 : 2017

Cenários em andamento: