Perfil Competitivo

Se há uma coisa que você não aceita é ficar pra trás. Rival quer ser a pessoa que vai levar o gato para a Vovó Mandante? Pois vai ficar querendo! Você começou essa empreitada e, pelos deuses, vai ser você quem vai termina-la!

Enquanto Rival vai falar com o policial, você segue em outra direção. O policial é boa praça, nem certinho e nem cruel, um dos malandros que não envergonha demais a farda, mas também não aprimora a reputação da instituição. Logo, ele não deve estar sabendo de nada e também não vai se esforçar muito em ajudar. Você tem um contato melhor e vai usá-lo!

Você caminha o mais rápido que pode até às docas procurando por um velho conhecido: o detetive Doador. Ele é um bom sujeito de origem extremamente pobre.

Após algumas perguntas você encontra Doador bebendo tranquilamente uma pinga de 1ª qualidade num boteco. Ele gosta da Vovó Mandante e após ouvir sua história se mostrou disposto a ajudar.

Você expõe suas ideias para ele:

– O gato tem que estar preso em algum lugar do qual não pode sair. Quem prenderia um gato? Só pode ser um dono de armazém que precisa do bicho para pegar ratos!

Vocês correm os armazéns do porto e quando veem Rival por ali aceleram ainda mais. Doador apenas ri diante da sua determinação de encontrar o gato antes de Rival. Finalmente, no penúltimo armazém seus instintos lhe dizem que ali tem coisa. O gerente do lugar fica nervoso com Doador, desvia o olhar, muda de assunto “gato, que gato?”. Você não perde tempo e grita:

– Vítima! Vem cá, bichano!

Claro que o gato não veio, mas o susto do gerente e seu olhar nervoso o denunciaram. Você e Doador entram e encontram Vítima preso em uma gaiola. O gerente o soltava à noite para caçar ratos. Ele havia contratado uns moleques para arrumarem um gato e nem se importou se o bicho tinha dono ou não. Doador ameaçou denunciar o gerente e você levou Vítima de volta para a Vovó Mandante, que ficou radiante de felicidade.

Missão cumprida! Quem disse que não existem rastreadores urbanos?


Seu Perfil é COMPETITIVO: privilegia a rivalidade, o conflito e o questionamento. As personagens que valorizam a competição acreditam que o crescimento acontece pela comparação e superação entre os indivíduos e que a felicidade de uns implica infelicidade de outros, eternamente numa tensão de interesses. As vantagens dos competitivos são a inovação e rompimento de fronteiras e limites. As desvantagens são uma tendência ao egoísmo, à agressividade e à intolerância.

Escolha um dos conhecimentos iniciais: segurança ou sobrevivência.


Agora anote sua combinação Conceito&Perfil na sua PLANILHA:


Liste seus CONHECIMENTOS >>