Perfil Cooperativo

Você e Rival vão até o policial e explicam o caso para ele. O policial coça a cabeça e diz:

– O caso é muito difícil! Como encontrar um gato numa cidade desse tamanho? Não sei nem por onde começar! É melhor dar outro gato para ela.

Rival chega a cogitar a ideia, mas você se recusa a desistir assim. Tem que haver um jeito! O policial segue para uma birosca para tomar um trago, enquanto vocês dois ficam conversando. De repente, você tem um clarão:

– Já sei! Vítima deve estar preso em um lugar do qual não pode sair. Quem prenderia um gato? Só pode ser um dono de armazém que o está usando para pegar ratos!

– Pode ser! – exclama Rival – Mas, como vamos revistar os armazéns?

– Já sei a quem pedir ajuda.

Você caminha rapidamente até o porto em busca de Doador, um detetive com quem você tem certa amizade. Ele é um bom sujeito de origem extremamente pobre.

Após algumas perguntas você encontra Doador bebendo tranquilamente uma pinga de 1ª qualidade num boteco. Ele gosta da Vovó Mandante e após ouvir sua história se mostrou disposto a ajudar.

Vocês correm os armazéns do porto e quando veem Rival por ali aceleram ainda mais. Doador apenas ri diante da sua determinação de encontrar o gato antes de Rival. Finalmente, no penúltimo armazém seus instintos lhe dizem que ali tem coisa. O gerente do lugar fica nervoso com Doador, desvia o olhar, muda de assunto “gato, que gato?”. Você não perde tempo e grita:

– Vítima! Vem cá, bichano!

Claro que o gato não veio, mas o susto do gerente e seu olhar nervoso o denunciaram. Você e Doador entram e encontram Vítima preso em uma gaiola. O gerente o soltava à noite para caçar ratos. Ele havia contratado uns moleques para arrumarem um gato e nem se importou se o bicho tinha dono ou não. Doador ameaçou denunciar o gerente e você levou Vítima de volta para a Vovó Mandante, que ficou radiante de felicidade.

Missão cumprida! Quem disse que não existem rastreadores urbanos?


Seu Perfil é COOPERATIVO: privilegia as ações em equipe, a harmonia, a ordem. As personagens que valorizam a cooperação acreditam que todo crescimento é coletivo e que só serão felizes se seu grupo social também o for. As vantagens de ser cooperativo são a facilidade de aceitação no grupo, e certa tranquilidade e segurança. As desvantagens são uma possível tendência ao conservadorismo e acomodação (“em time que está ganhando não se mexe”).

Escolha um dos conhecimentos iniciais: persuasão ou interrogatório.


Agora anote sua Matriz de Competências e seus conhecimentos iniciais na sua CARTA ou na sua PLANILHA:

Se seu Conceito foi ALTRUÍSTA =

Se seu Conceito foi MARCIAL =

Se seu Conceito foi HEDONISTA =

Se seu Conceito foi INVESTIGATIVO =


Liste seus CONHECIMENTOS >>