Cartas genéricas

Conceito do projeto: cartas de desafios para missões deste jogo narrativo colaborativo.

Uma Missão é um conjunto de ações que devem ser realizadas para se resolver desafios. Um Desafio é composto de cartas específicas do cenário (problemas) ou cartas genéricas (comuns a todos os cenários) combinadas  mais as cartas numerais/eventos do sistema.

Os desafios podem ser individuais de cada personagem ou comuns a um grupo de personagens.

Seja como for, o conjunto de cartas será o mesmo. Em alguns cenários deste jogo não existem cartas de problemas específicos. Assim, um Desafio será composto de cartas genéricas, sendo uma Carta de Terreno (onde ocorreu), mais uma Carta de Adversidade (quem/o que causou) mais uma Carta Numeral/Evento (o que ocorreu). Por exemplo, no cenário Terra Nova, saiu Fortificação + Criatura + Cumplicidade:

  +   +

Briefing do projeto: ilustrações icônicas monocromáticas para cartas tamanho 6x11cm de terrenos genéricos e de adversidade partindo de referências da América do Sul.

  • Cartas de terreno: terrenos tipo cidade, vila, fortificação, fazenda, floresta, montanha, deserto, cerrado, estrada, caverna, mar, lago, rio etc, sendo sempre 1 carta apenas por local, categorizadas por elemento (terra água, fogo, ar).
  • Cartas de adversidade: divididas em catástrofes (fenômenos, naturais ou provocados, tipo tempestade, terremoto, nevasca, maremoto, seca, enchente etc) categorizadas por elemento (terra água, fogo, ar); e seres (criaturas e sencientes) categorizadas por elemento (terra, água, fogo, ar) ou aspecto (material, emocional, espiritual, mental); estas cartas serão sempre 3: uma comum, uma senhorial e uma regente, que representam os níveis de dificuldade.
    • Por exemplo, no cenário Terra Nova, o  ogro Fifofun representa ogros (criatura do elemento terra ou aspecto material) comuns, em geral de nível habilitado. No sorteio virtual, a carta repetidamente pode aparecer até 6 vezes, significando um bando de 6 ogros comuns habilitados; ogros senhoriais poderão aparecer até 3 vezes e um ogro regente uma única vez. Isso que dizer que um baralho de adversidades impresso conterá 6 cartas de ogro comum, 3 senhoriais e 1 regente. Assim para todos os seres. Porém o/a mestre pode optar por sortear várias vezes, criando um exército de ogros.
    • O mesmo vale para catástrofe, sendo que, nesse caso, os status representam alcance e/ou nível de devastação. Por exemplo, uma tempestade comum faz estragos que são reparados rapidamente e raramente causa fatalidades, podendo, portanto aparecer até 6 vezes; uma tempestade senhorial é um fenômeno incomum que causa estragos significativos, que demoram a ser reparados, e tem 50% de chance de causar fatalidades, podendo aparecer até 3 vezes; um tempestade regente é um fenômeno raro que causa estragos irreparáveis e pelo menos uma fatalidade certa, aparecendo uma única vez no sorteio.