Conceitos

São maneiras de classificar os diferentes tipos de atuação (profissional, mística, heróica etc) num cenário, ou seja, o QUE a personagem faz, e determinam os CONHECIMENTOS que ela tem. Os conhecimentos são agrupados por tipos e alguns são mais detalhados no Baralho de Ações de cada cenário.

Veja a lista no final da PLANILHA DE PERSONAGEM.

 

Os CONHECIMENTOS são resultado da praxis, ou seja, as aplicações práticas, baseadas nas habilidades, das informações que um sujeito adquire sobre determinado assunto. São, portanto, capacidades pertinentes ao saber da personagem e requerem aprendizado e treinamento. Em termos de sistema, quer dizer que só podem ser testadas se a personagem as tiver adquirido. A pessoa possui ou não os conhecimentos, em termos de regras não são considerados níveis de aprendizado para conhecimentos. Ou seja, ter ou não o conhecimento unicamente permite ou não que a pessoa tente realizar a ação pertinente a ele. Quem não tem “idioma-inglês” não pode simplesmente tentar “sair falando” e esperar ser compreendido nesse idioma. Aqueles que possuem esse conhecimento podem se comunicar sem problemas. Muitos conhecimentos são específicos para cada cenário, pois variam de acordo com as tecnologias disponíveis, e/ou dados pelo CONCEITO.

Os conhecimentos podem ser opcionalmente detalhados em ESPECIALIDADES, adquiridas com 9 pontos de experiência cada, a partir do nível de aprendizagem Experiente em qualquer competência. Uma especialidade em nível Experiente confere +1 no conhecimento detalhado. Uma vez que a personagem atinge o nível Perito em qualquer competência, seus bônus de especialidade sobem automaticamente para +2. Só é possível uma especialidade por conhecimento, mas todos os conhecimentos da personagem podem ser especializados. Para subir o bônus de especialidade a partir de Perito, gasta-se pontos de experiência 9x cada nível desejado. Ou seja, para subir uma especialidade de +2 para +3 são necessários 9×3=27 pontos de experiência.

Se o CONCEITO da sua personagem utiliza MAGIA, veja na tabela como fica a competência mágica a partir do PERFIL.

Todos começam com 5 pontos de Poder Mágico (PM), que é a soma dos valores numéricos da competência. Deste modo, cada vez que um desses valores for aumentado com Pontos de Experiência (XP), automaticamente aumentam os pontos de PM. Caso queira aumentar os pontos de PM sem aumentar a competência, o/a jogador/a pode gastar tantos XP quanto o valor desejado de PM (de 5 para 6, 6 pontos de XP). Quando a competência chegar a 6 nas três situações e os pontos de PM a 18, só será possível aumentá-los com tantos XP quanto cada valor até o desejado (por exemplo de 18 para 20: 18 + 19 + 20 = 39 XP). Todos começam com 1 EFEITO MÁGICO, ou de acordo com o Conceito. Quando chegar a Experiente (4 ou 5) em um dos valores numéricos, pode escolher mais 3 e uma especialização (+1 num efeito); quando chegar a Perito (6), mais 6 e +2 na especialização.


Perfil | Escolha seus VALORES e monte sua CARTA.