Conhecimentos

Os CONHECIMENTOS são agrupados por tipos: Combate, Comunicação, Erudição, Esporte, Serviço, Subterfúgio e Efeitos Mágicos.

São resultado da praxis, ou seja, as aplicações práticas, baseadas nas habilidades, das informações que um sujeito adquire sobre determinado assunto. São, portanto, capacidades pertinentes ao saber da personagem e requerem aprendizado e treinamento. Em termos de sistema, quer dizer que só podem ser testadas se a personagem as tiver adquirido. A pessoa possui ou não os conhecimentos, em termos de regras não são considerados níveis de aprendizado para conhecimentos. Ou seja, ter ou não o conhecimento unicamente permite ou não que a pessoa tente realizar a ação pertinente a ele. Quem não tem “idioma-inglês” não pode simplesmente tentar “sair falando” e esperar ser compreendido nesse idioma. Aqueles que possuem esse conhecimento podem se comunicar sem problemas. Muitos conhecimentos são específicos para cada cenário, pois variam de acordo com as tecnologias disponíveis.

Além de especificar os conhecimentos do seu Conceito, escolha livremente mais 3 conhecimentos da LISTA ou deste baralho virtual (clique com o botão direito para baixar a carta):


Os conhecimentos podem ser opcionalmente detalhados em ESPECIALIDADES, adquiridas com 9 pontos de experiência cada, a partir do nível de aprendizagem Experiente em qualquer competência. Uma especialidade em nível Experiente confere +1 no conhecimento detalhado. Uma vez que a personagem atinge o nível Perito em qualquer competência, seus bônus de especialidade sobem automaticamente para +2. Só é possível uma especialidade por conhecimento, mas todos os conhecimentos da personagem podem ser especializados. Para subir o bônus de especialidade a partir de Perito, gasta-se pontos de experiência 9x cada nível desejado. Ou seja, para subir uma especialidade de +2 para +3 são necessários 9×3=27 pontos de experiência.


Para Efeitos Mágicos e Itens  de Especialização, consulte os Baralhos de Ação de cada cenário:


Terra Nova | Era da Escolha | Brasil Barroco | Arcadia | Witchcraft Tales


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