Missão

Este diagrama é opcional para o RPG de Mesa e obrigatório para o CARDGAME.

Uma Missão é um conjunto de ações que devem ser realizadas para se resolver desafios. Um Desafio é composto de cartas de personagem, cartas de eventos/aspectos e, se houver, cartas de problema.

As personagens e suas relações de função e aspecto foram sorteadas no DIAGRAMA DE RELACIONAMENTOS. Agora, neste diagrama, estas relações serão articuladas numa sequência* de Desafios, de modo a criar um enredo para a aventura:

Anote nos slots da sua PLANILHA o resultado do sorteio de relacionamentos. Se for o caso, sorteie ou escolha uma carta de Problema específico do cenário e anote:


Sabores Mitológicos


*Também inspirada na sequência narrativa proposta por Vladimir Propp ( Morfologia do Conto Maravilhoso, Forense Universitária, 1984).


Exemplo de resultado

Partindo do exemplo de resultado de relacionamentos, vejamos como pode ficar a missão:

  1. Disparador: Sicrane é a PC ou NPC regente/presidente que passou a missão. Sempre que você e seu grupo atuarem em conjunto para resolver algum desafio pertinente a essa missão, terão +3 na soma dos resultados dos testes individuais. Repare, porém, que a missão envolve violar uma interdição material (por exemplo, arrombar um cofre) que renderá consequências negativas, portanto vocês tem -1 na sua execução.
  2. Busca: Você, uma PC comum, vai acompanhar a feiticeira do grupo numa prova espiritual (por exemplo, o cofre tem uma proteção mágica do mesmo nível seu), na qual ela tem boas chances de suceder, portanto, tem +1 nos testes de competência pertinentes (por exemplo, magia).
  3. Regresso: Beltrane, uma PC ou NPC senhorial/gerente, tem uma rivalidade com o grupo e fará de tudo para atrapalhar seus objetivos, tendo +2 sempre que repetir um teste de competência de alguém (por exemplo, desfazer a magia que protege o cofre). Entretanto, a rivalidade entre vocês é positiva e Beltrane sempre reconhecerá quando alguém do grupo for melhor, aumentando em 1 o reconhecimento dos seus atos e lhe rendendo conforto emocional.

Repare que esta missão não tem Acerto de Contas, pois não apareceu no sorteio de relacionamentos. O/A Mestre (no RPG) ou o grupo (no Cardgame) podem optar por acrescentar este desafio, sorteando uma personagem e um evento para ele. Neste caso, em vez do grupo passar  da Busca direto para o Regresso, faz o caminho completo: Busca > Acerto de Contas > Regresso.

Essa opção pode se tornar necessária caso o sorteio de relacionamentos tenha como resultado apenas um tipo de desafio (por exemplo, 3 disparadores).


Jogue o CARDGAME e o RPG DE MESA >>


<< Perfil | Conceito | Valor & Carta de Personagem | Relacionamentos