Relacionamentos

Este diagrama é opcional para o RPG de Mesa e obrigatório para o CARDGAME.

Se estiver usando a versão impressa, junte todas as cartas de PCs e/ou NPCs do grupo  e o Baralho Numeral/Eventos com o verso pra cima e sorteie suas posições no diagrama da sua PLANILHA.

Se estiver usando a versão digital, atribua um dos slots do Diagrama Virtual  a cada personagem, sejam PCs ou NPCs. Anote os resultados no DIAGRAMA da sua planilha.

Cada personagem terá no total 2 tipos de relação com cada uma das outras personagens: Função e Aspecto. Estas relações representam o papel que cada personagem exerce na narrativa.

Se as cartas sorteadas saírem na posição normal, as relações serão positivas. Se saírem invertidas, as relações serão negativas.


Relações de Função


Personagens de status (C)OMUM [1]:

AUXILIAR = positiva

  • Outra personagem: participa ativamente dos desafios da história ao seu lado e lhe confere +1 sempre que lhe ajudar num teste.
  • Você: sempre que ajudar alguém do grupo, este recebe +1 no teste.

VÍTIMA = negativa

  • Outra personagem: sofre algum evento que você deve reparar; se sofrer algum dano,você sofre -1 em testes emocionais até ela se recuperar.
  • Você: passa para seu grupo o dever de lhe protegerem; se sofrer algum dano, todos os outros sofrem -1 em testes emocionais até você se recuperar.

Personagens de status (C)OMUM [1] e (S)ENHORIAL/(G)ERENTE [2]:

DOADOR/A = positiva

  • Outra personagem: lhe fornece recursos, informações, pistas ou itens que confere bônus (+1 ou +2 de acordo com o status) num teste.
  • Você: confere bônus para resolver situações com outros membros do seu grupo e aumenta recursos.

RIVAL = negativa

  • Outra personagem: compete com você pelo mesmo objetivo; sempre que repetir um teste seu, tem bônus (+1 ou +2 de acordo com o status dela) para superá-lo.
  • Você: sempre que repetir um teste de alguém do seu grupo, tem bônus para superá-lo; sempre que ajudar ou receber ajuda, sofre penalidade (-1 ou -2 de acordo com o status dela) nos seus testes.

Personagens de status (C)OMUM [1], (S)ENHORIAL/(G)ERENTE [2] e (R)EGENTE/(P)RESIDENTE [3]:

MANDANTE = positiva

  • Outra personagem: proponente da missão ou desafio; sempre que ordenar seu grupo, confere bônus (+1, +2 ou +3 de acordo com o status dela) em teste coletivo.
  • Você: sempre que ordenar um grupo, este recebe bônus em teste coletivo; sempre que ordenar um indivíduo, este recebe bônus para um teste individual.

OPONENTE = negativa

  • Outra personagem: antagoniza você de algum modo destrutivo, tendo bônus (+1, +2 ou +3 de acordo com o status dela) para qualquer tipo de ataque.
  • Você: sofre penalidade (-1, -2 ou -3 de acordo com o status dela) para evitar atacar esta personagem em situação desfavorável.

Relações de Evento/Aspecto


Cada Relação de Função vem acompanhada de uma Relação de Evento/Aspecto. O evento na carta indica o tipo de relação; o aspecto indica se a relação é material, mental, emocional ou espiritual; a posição indica se a relação é positiva (normal), conferindo +1 ou negativa (invertida) conferindo -1 nos testes. Cabe aos jogadores especificar a relação com base nas indicações da carta.


Exemplo de resultado

Suponha que um/a jogador/a obteve este resultado. Uma possível leitura para este diagrama seria:

  • No primeiro slot, Fulane (PC ou NPC comum) vai lhe acompanhar numa prova espiritual (por exemplo, mágica), na qual você tem boas chances de suceder, portanto, tem +1 nos testes de competência pertinentes (por exemplo, magia). O auxílio de Fulane também lhe rende +1 nos testes de competência pertinentes a esta prova, ou seja, você tem +2 no total.
  • No segundo slot, Beltrane, uma PC ou NPC senhorial/gerente, tem uma rivalidade com você e fará de tudo para lhe atrapalhar nos seus objetivos, tendo +2 sempre que repetir um teste de competência seu. Entretanto, a rivalidade entre vocês é positiva e Beltrane sempre reconhecerá quando você for melhor, aumentando em 1 o reconhecimento dos seus atos e lhe rendendo conforto emocional.
  • No terceiro slot, Sicrane é a PC ou NPC regente/presidente que lhe passou a missão. Sempre que você e seu grupo atuarem em conjunto para resolver algum desafio pertinente a essa missão, terão +3 na soma dos resultados dos testes individuais. Repare, porém, que a missão envolve violar uma interdição material (por exemplo, arrombar um cofre) que renderá consequências negativas, portanto vocês tem -1 na sua execução.

Jogue o RPG DE MESA ou monte seu Diagrama de Missão  >>


<< Perfil | Conceito | Valor & Carta de Personagem