Testes de Competência

Os Testes de Competência definem os resultados das ações que fazer a narrativa acontecer. Esses testes se dão por comparação com uma dificuldade estipulada pelo/a Mestre de Jogo ou por comparação entre resultados.

Os resultados são a soma do modificador da competência com o rolamento de dois dados de 6 lados ou o sorteio de uma carta numérica.

 


SORTEADOR VIRTUAL


Ações de introspecção em geral são comparadas com uma dificuldade, por exemplo, lembrar onde diabos você largou suas chaves. Ações de interação em geral são comparações entre resultados, por exemplo, convencer seu professor a lhe dar mais meio ponto na prova. Ações de superação podem ser as duas coisas: lembrar onde estão as chaves para destrancar a porta de casa e fugir do vazamento de gás a tempo (superar a dificuldade da sua própria memória) ou ganhar esse meio ponto que lhe salvará da reprovação (superar o resultado do professor).

Ações de combate corpo a corpo são sempre superação de resultados e a distância são sempre superação de dificuldade.

Ações de combate devem levar em consideração o tipo de proteção usado para minimizar danos:

Ações de superação podem resultar em dano físico ou emocional, que deve ser computado na planilha da personagem gerando consequências:


Exemplo de Teste de Combate