Testes de Competência

Os Testes de Competência definem os resultados das ações que fazer a narrativa acontecer. Esses testes se dão por comparação com uma dificuldade estipulada pelo/a Mestre de Jogo ou por comparação entre resultados.

Os resultados são a soma do modificador da competência com o rolamento de dois dados de 6 lados ou o SORTEIO de uma carta numérica.

Ações de introspecção em geral são comparadas com uma dificuldade, por exemplo, lembrar onde diabos você largou suas chaves. Ações de interação em geral são comparações entre resultados, por exemplo, convencer seu professor a lhe dar mais meio ponto na prova. Ações de superação podem ser as duas coisas: lembrar onde estão as chaves para destrancar a porta de casa e fugir do vazamento de gás a tempo (superar a dificuldade da sua própria memória) ou ganhar esse meio ponto que lhe salvará da reprovação (superar o resultado do professor).

Ações de combate corpo a corpo são sempre superação de resultados e a distância são sempre superação de dificuldade. Caso deseje um combate mais detalhado, consulte as


Regras Avançadas de Combate.


Ações de combate devem levar em consideração o tipo de proteção usado para minimizar danos:

Ações de superação podem resultar em dano físico ou emocional, que deve ser computado na planilha da personagem gerando consequências:


Exemplo de Teste de Combate


Os efeitos mágicos são os conhecimentos usados por meio da Competência Mágica. Portanto, o nível de Competência Mágica determina quão bem o/a usuário/a realiza um Efeito e seus parâmetros específicos, indicados na tabela:

Os níveis também se referem às variadas intensidades com que cada efeito mágico pode ser realizado. Isto implica diferentes resultados e abrangências a cada nível. Assim, dentro de cada efeito, podem ser obtidos resultados em níveis de intensidade diferentes até o nível de aprendizado máximo da competência mágica. Personagens Experientes podem realizar um efeito tanto em intensidade habilitada quanto experiente gastando os pontos de poder mágico pertinentes. Personagens Peritas podem, do mesmo modo, realizar um efeito nos três níveis.

Para que qualquer efeito mágico se torne permanente é necessário que o/a usuário/a gaste os respectivos pontos de poder mágico permanentemente, só podendo recuperá-los gastando pontos de experiência.