Valores

Sintetizam as motivações da personagem, ou seja PORQUE ela age te tal maneira. Em Incorporais, representam mais do que “dicas de interpretação”: eles expressam a interface da personagem com o Tema Transversal do Cenário. Por isso, os Valores estão ligados à Ética na distribuição de pontos de experiência.

  • Valores (pontos positivos): representam um compromisso ético da personagem com o Tema Transversal proposto pelo Cenário. Ações nesse sentido fazem com que a personagem ganhe esses pontos.
  • Desvalores (pontos negativos): representam a queda da personagem em um caminhar destrutivo para si, as demais personagens e o cenário em que atua; também pode representar sua desconexão com o Tema Transversal.

Cada Cenário apresenta uma série de Valores ligados a seu Tema Transversal que podem ser escolhidos para as personagens. São escolhidos em dupla com uma polaridade positiva (valores), construtiva, e outra negativa, destrutiva (desvalores). Nesse sentido, representa um desafio para a personagem de manter uma atitude construtiva que contribua para o desenvolvimento do cenário e a questão ética por ela proposta. A partir dessa dupla, as personagens recebem pontos de Valor (positivos) ou Desvalor (negativos) junto com os Pontos de Experiência.

As personagens começam suas histórias sem pontos ou com um ponto de Valor ou de Desvalor e vão adquirindo-os de acordo com suas decisões nas sessões de jogo


Para converter ou criar uma Carta de Personagem, monte a Planiha de Perfil segundo as explicações prévias. Depois:


Monte seus Diagramas de Relacionamentos e de Missão Individual para jogar o CARDGAME (obrigatório) e o RPG DE MESA (opcional).


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