Valores

Sintetizam as motivações da personagem, ou seja PORQUE ela age te tal maneira. Em Incorporais, representam mais do que “dicas de interpretação”: eles expressam a interface da personagem com o Tema Transversal do Cenário. Por isso, os Valores estão ligados à Ética na distribuição de pontos de experiência.

Cada Cenário apresenta uma série de Valores ligados a seu Tema Transversal que podem ser escolhidos para as personagens. São escolhidos em dupla com uma polaridade positiva (valores), construtiva, e outra negativa, destrutiva (desvalores). Nesse sentido, representa um desafio para a personagem de manter uma atitude construtiva que contribua para o desenvolvimento do cenário e a questão ética por ela proposta. A partir dessa dupla, as personagens recebem pontos de Valor (positivos) ou Desvalor (negativos) junto com os Pontos de Experiência.

As personagens começam suas histórias sem pontos ou com um ponto de Valor ou de Desvalor e vão adquirindo-os de acordo com suas decisões nas sessões de jogo:

      • Valores (pontos positivos): representam um compromisso ético da personagem com o Tema Transversal proposto pelo Cenário. Ações nesse sentido fazem com que a personagem ganhe esses pontos.
      • Desvalores (pontos negativos): representam a queda da personagem em um caminhar destrutivo para si, as demais personagens e o cenário em que atua; também pode representar sua desconexão com o Tema Transversal.

A diferença entre valor e desvalor deve ser somada ou subtraída de resolução de ações pertinentes ao aspecto. Caso a diferença ultrapasse -5, a personagem se torna coadjuvante.
É possível gastar pontos positivos e eliminar negativos por comum acordo de ambas as partes da seguinte forma: cena ou sina.

      • Cena: os pontos positivos podem ser usados para criar um momento importante, uma vitória ética na vida da personagem que leve ao seu desenvolvimento pessoal. Quanto mais pontos forem gastos, mais importante é a cena.
      • Sina: os pontos negativos podem ser “gastos” construindo um evento na vida da personagem de resgate de seu compromisso ético. A personagem deve assumir a responsabilidade buscando de alguma forma reparar o mal que fez agindo dentre de seu valor positivo e/ou agir para transcender seu valor negativo recuando em sua caminhada destrutiva.

Cenas e Sinas podem também ser escolhidas ou sorteadas dentre as cartas do Baralho de Eventos.

 


Jogue o RPG DE MESA ou monte seu Diagrama de Relacionamentos >>


<< Perfil&Conceito | Conhecimentos