Acrósticos capitulares

Imagens-link que formam acrósticos narrativos, inicialmente criados com as palavras LEITURA e LITERATURA. Cada capitular inicia uma palavra que caracteriza as palavras maiores, e inicia também um evento narrativo baseado na estrutura dos contos de magia proposta pelo linguista russo Vladimir Propp. Cada evento, assim como a iluminura de cada capitular, é associado a uma peça de xadrez.


Essas imagens-link são desenhos digitais podem ser veiculados em diferentes suportes e em quaisquer dos três sítios do design poético. Minha idéia é continuar o jogo, construindo mais palavras, aproveitando as capitulares que já existem e acrescentando novas, com novos eventos narrativos, como se fossem novos movimentos das peças-personagens.

Na contramão da superficialidade e da megalomania das mídias contemporâneas, projetei essas ilustrações pensando em afetividade, intimidade, introspecção, em resgatar a ousadia e o prazer de fantasiar e de aprender.

LEITURA

Acróstico usado no Manual de Reflexões sobre Boas Práticas de Leitura (Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e Ministério da Educação, 2010)

>> Relatório do Projeto Gráfico

LITERATURA
Acróstico usado no hiperlivro Livro do Mestre, do KIT INCORPORAIS (Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e Faperj, 2011)


Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.