Hipercasa

Projeto de hiperambiente em processo de materialização, cuja imersão e interação prevê o seguinte percurso:
entrada = escolha > estar = leitura > criação > registro > oficina = vivência > registro > produto > incorporação

Nicho Hall:

Dentro do hiperambiente, o hiperobjeto HIPERMITO faz parte do nicho de “entrada”. Deve ser instalado sobre a plotagem em vinil (100 x 260 cm, ao lado) que simula um hall ou antessala típicos das casas e apartamentos burgueses contemporâneos, com um espelho e um aparador.
Os espectadores entram por este ambiente e escolhem uma CARTA MARCADA.
Se quiserem continuar, seguem para o nicho Living. Se não, podem levar a carta e continuar o jogo no site, postando lá seu percurso e sua produção.

Nicho Living:


MULTIMITO | 2004-2009 | 70 X 50 cm | Desenho digital plotado em adesivo transparente montado em espelho e madeira.

Este nicho é a sala de estar do hiperambiente. A imagem-link Multimito é instalada sobre a plotagem em vinil (150 x 260 cm, ao lado), que simula uma sala de estar ou living.
À sua frente, são dispostos uma mesa de centro e pufes redondos brancos para que os participantes possam se sentar e manusear o livro sobre a mesa.
As placas de sinalização dizem:
A carta te trouxe aqui; veja o significado dela no livro sobre a mesa de centro
O/a participante pode ler o conteúdo e criar sua personagem no próprio ambiente, deixando-a registrada nas planilhas disponíveis no livro, para que sejam posteriormente incorporadas ao site e ao HIPERLIVRO.
Se quiser continuar, deve levar sua planilha e seguir para o nicho Home-office.

Nicho Home-office:

Este nicho é o escritório ou oficina domésticos. É composto de uma mesa retangular e seis bancos de plástico branco – ou mesa e assentos que já existam no espaço físico – com diversos materiais artísticos e de escrita e do livro objeto MITOGRAFIA instalado sobre um scrpitorium (misto de prancheta, escrivaninha e missal) de MDF branco.
Neste nicho, os interatores são convidados a participar da oficina lúdica, durante a qual vão vivenciar uma narrativa interativa, utilizando a personagem criada no nicho anterior, registar as etapas vivenciadas e produzir imagens e objetos a partir dos resultados dos jogos, os quais serão incorporados ao próprio hiperambiente, ao website e ao hiperlivro Cartas Marcadas.
Essa oficina pode ser conduzida por mim ou por monitores.

Justamente por ser itinerante, o hiperambiente pode ser construído em qualquer espaço físico e pode aplicado como método didático de um curso, oficina ou disciplina. Veja a sistematização desta aplicação no PDF HIPERAMBIENTE.

 

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.