Hipertotem

As artes dizem seus autores que são emulações da natureza; e dizem pouco, porque a experiência mostra que também lhes acrescentam perfeições. […]. E não só sobre as coisas boas têm as artes jurisdição, para melhorar mais do que a natureza; mas também sobre as más e nocivas, para as diminuir em proveito de quem as exercita, ou para as acrescentar em dano de outrem […].
[…] E tal é a arte de furtar, que toda se ocupa em despir uns para vestir outros. […]
. Arte de Furtar, anônimo do século XVII.

Este hiperobjeto está em fase de idéia. Já estão prontos os arquivos dos cartões postais para impressão.

Os links deste hiperobjeto são cartões postais, ou midia cards, da empresa MiCA, cuja imagem ilustrativa tem por objetivos:

1. Sedução: capturar, por meio da familiaridade do clichê, o olhar do espectador leigo, do mesmo modo como uma imagem publicitária busca seduzir o consumidor a consumir.

2. Inversão: algo está sendo anunciado, mas, apesar da presença de objetos, não se trata de anunciar um objeto de consumo e sim de anunciar o próprio ato de produzir – “Não estou sendo seduzido a consumir, mas sim a parar, pensar e produzir.”

3. Fetichização positiva: cria-se, assim, um desejo ativo de produzir objetos em lugar de um desejo passivo de possuir objetos.

Esta imagem, aliada ao texto do verso, busca seduzir o espectador a levar consigo o cartão e a acessar o endereço do website.

Os cartões postais são arquivos digitais concebidos e executados por mim a serem impressos pela empresa MiCA em cores, frente e verso, em papel supremo 300g/m2, no tamanho final de 10,5 X 15 cm. Serão distribuídos entre os pontos de exposição da empresa, como o display mostrado acima.

No website, os visitantes poderão se inscrever num hiperambiente a ser construído por eles mesmos, a partir de material por eles trazido durante a vivência numa oficina ministrada por mim, que poderá acontecer em qualquer lugar disponível e a combinar.

O material produzido pelos participantes será incorporado ao website e ao hiperlivro, bem como será parte dos Hipertotens, os hiperobjetos instalados em espaços de difusão artística e cultural.

A estrutura do hipertotem será composta de MDF ou madeira dourada (160 X 40 cm), com espelhos e porta-retratos de resina de um lado e prateleiras do outro.



Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.