Atalanta e Hipômenes

 

Há mais de dois mil anos atrás, o poeta romano Ovídio escreveu um livro com cerca de duzentas e cinquenta histórias mitológicas que tem como tema central a ideia de transformação dos seres e das coisas. Por isso o título do livro é Metamorfoses, já que homens e mulheres, ninfas, semideuses e várias outras personagens do universo mítico são transformadas (metamorfoseadas) em pedras, rios, pássaros, frutas, flores e árvores etc.
Dividida em quinze Livros e quase doze mil versos, Ovídio pretende contar a história do mundo desde o princípio até os seus dias, misturando fatos reais com vários mitos que já existiam no imaginário literário dos gregos antigos e passaram a fazer parte da cultura dos romanos.
Uma das obras mais importantes da literatura ocidental, Metamorfoses pode ser considerada uma verdadeira enciclopédia de mitos que influenciou várias gerações de poetas, escultores e pintores. Mesmo que nunca tenhamos lido essa obra, certamente todos nós conhecemos alguma história, alguma personagem, que aparece nos mitos, pois, ainda hoje, as Metamorfoses têm servido de inspiração para escritores e cineastas.
Assim como Ovídio deu vida nova a essas histórias fantásticas a partir de sua criatividade, você também poderá brincar com alguns mitos que fazem parte deste jogo.

Letras Clássicas na Escola

Se a escola fundamental tem o papel de formar cidadãos para o futuro, também será sua função apresentar ao educando seu lugar na tradição cultural ocidental. Ora, de que outra forma, se não por via dos estudos clássicos, poderemos compreender os valores sobre os quais nossa sociedade se funda (nós, que somos muitas vezes herdeiros inconscientes de tradições milenares)? Norteados por esse propósito, os professores Fábio Fortes e Charlene Miotti (FALE), Eliane Bettocchi (IAD) e Carlos Klimick (Didak Consultoria) formaram uma equipe para desenvolver ludonarrativas que se destinem a atividades extracurriculares de introdução ao mundo antigo nas escolas básicas brasileiras, O projeto “Letras Clássicas na Escola” foi desenvolvido no Laboratório Interdisciplinar de Linguages da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria entre a Faculdade de Letras e o Instituto de Artes e Design, e financiado pela FAPEMIG (APQ 02135-13) de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016.
Os textos foram adaptados livremente de seis mitos narrados nas Metamorfoses de Ovídio:

As ludonarrativas que propomos aqui foram pensadas como uma porta de acesso para a literatura clássica, como uma via de sedução para nossos jovens leitores através da mitologia greco-romana.

 

Licença Creative Commons
Incorporais RPG de Grupo de Pesquisa Histórias Interativas está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://historias.interativas.nom.br/incorporaisrpg/.

Para colaborar com o cenário, entre em contato pelo e-mail incorporais@historias.interativas.nom.br.

Os comentários estão fechados.