Efeitos Mágicos

Para se manifestar o espírito precisa de um hospedeiro humano. Uma vez feito o pacto, o espírito pode manifestar sua forma mística no corpo humano hospedeiro, que adquire a COMPETÊNCIA MÁGICA (MAG) de acordo com seu Perfil.

Os poderes são habilidades mágicas que podem ser usados pelos espíritos da natureza e correspondem aos seus poderes lendários. Para fazer isso, o hospedeiro precisa estar em sua forma mística e no habitat do espírito ou gastar pontos de poder mágico, conforme a tabela de Resolução de Ações Mágicas.

IMPORTANTE: somente na forma mística e no seu habitat natural, os espíritos podem realizar seus dons sem gastar Poder Mágico (PM). Fora do seu habitat e/ou na forma humana, os hospedeiros podem realizar os dons gastando pontos de Poder Mágico (PM) de acordo com seu nível na Competência Mágica (MAG):

PODERES EM COMUM:

  • Aumentar uma Competência Física, Intelectual ou Social de acordo com seu nível de Magia (HBL em +2, XPT em +4, PRT em +6). Para isso gastam poder mágico ou devem estar na forma mística no seu habitat. Qual competência será aumentada varia de acordo com a personalidade do ser que influencia sua forma mística.
  • Exemplo: um curupira que prefere usar de astúcia para fazer as pessoas se perderem e uma Flor do Mato que use de truques podem preferir ampliar a Competência Intelectual. Caiporas, homens ou mulheres, mais combatentes normalmente preferem ampliar a Competência Física, o mesmo costuma ocorrer com os lobisomens. Já iaras e botos que usam de sedução e encantamento podem preferir ampliar a Competência Social, enquanto uma boiúna tenderia a ampliar a Competência Física. Pelo mesmo raciocínio, sacis com sua reputação de uso da astúcia tenderiam a ampliar a Competência Intelectual. Claro que pode haver exceções como um Curupira mais diplomata que prefira usar Competência Social e uma Iara guerreira que valorize mais a Competência Física. Tudo depende da personagem criada e que haja uma explicação para isso.
  • Recuperar pontos de Saúde por rodada de acordo com o nível de Magia (HBL em +2, XPT em +4, PRT em +6). Novamente, gastando pontos de poder mágico para isso ou estando na forma mítica e no habitat natural.

Vejamos agora as formas místicas e os poderes específicos dos espíritos da natureza de acordo com seu habitat.