AS HISTÓRIAS

E NOTÍCIAS DA GAZETA DE ERVANTES: dos contos do colaborador da Gazeta Desiago Vitruvio e das novidades do reino de Valencia e do continente.


Ilustração Luiza Costa Manhães [IAD-UFJF, 2014]

As Desventuras de Desiago Vitrúvio na Cidade de Ervantes, capital do Reino de Valencia

Giovanno Calese
Cidade de Arezza
República Arezza

Prezado Giovanno.
Conforme lhe prometi, estou enviando as primeiras páginas do diário que vim mantendo por estes anos. Continuo a considerar a sua idéia de publicá-lo um absurdo. Mas, como esta nova geringonça dos anões, a tal imprensa mecânica de tipo móvel, barateou os custos dos livros, talvez haja quem queira gastar um trocado para ler sobre fofocas, mistérios e reflexões pretensiosas. Tipos móveis para livros baratos, perde-se a elegância e se ganha eficiência. Cabe aos anões inventar, aos humanos lucrar e aos elfos se horrorizar.

Eu uso um amuleto “guarda-memória”, aquele que grava as memórias no pergaminho. Então tem textos com transcrições diretas da minha memória misturadas com anotações e reflexões, uma confusão. Diga-me se tem algo sobre o que você gostaria de saber mais que eu melhoro o texto.

A propósito, se após ler, você pretender seguir com seu intuito, teremos de criar uma versão romanceada dos fatos narrados para não ofender nobres suscetibilidades. Se é que você me entende.
Espero que esteja tudo bem com Aliena e os pequenos. Abraços fraternais,

Desiago Vitrúvio
Cidade de Ervantes
Reino de Valência
Ano 4.004 da Era Livre

De como encontrar um gato preto entre ruelas estreitas e apinhadas de Ervantes


Retrospectiva Real

Em memória à El Rei Alfonso IV a Gazeta de Ervantes republicará as primeiras páginas das edições que relatavam os eventos mais marcantes de seu reinado.


Cordel do Amanhecer de Augur

Texto e imagens por Geovane Marchi [IAD-UFJF, 2013]


Cronologia da Terra Nova (pdf)


Editores-Chefes: Senhor K & Mestra L.
Chargistas: Dom Marco de Bym & Mestre Aguiar
Colunistas: Dona Diva Calheiros & Jorge Maldonado