Gênero e Sexualidade em Terra Nova

Em Terra Nova as atitudes em relação a gênero e sexualidade variam de reino para reino. Em linhas gerais, as situações são:

Conservadorismo rígido
Os papéis de gênero são tradicionais e rígidos. Mulheres devem seguir os papéis femininos obedecendo aos homens e se dedicando a atividades domésticas, religiosas ou de contribuição para o sustento familiar. Espera-se que elas sejam dóceis e meigas. Os homens devem seguir papéis masculinos trabalhando para o sustento de sua família no comércio, agricultura ou nas forças armadas.
A única sexualidade admitida é a heterossexualidade.
Praticada por: Teocracia Nezor, cidade de Igravan, Reino de Astela.

Conservadorismo moderado.
Os papéis de gênero tornam-se mais fluidos. Ainda espera-se que as mulheres sigam os papéis femininos tradicionais e que os homens sigam os papéis masculinos tradicionais, mas exceções são aceitas, ainda que vistas com algum preconceito. Mulheres guerreiras ou homens costureiros precisam lutar para serem aceitos. Pessoas trans ou não binárias não são aceitas.
A sexualidade aceita é a heterossexualidade. A homossexualidade ou bissexualidade não é proibida por lei, mas é socialmente condenada e deve ser praticada em segredo, podendo ser um escândalo se revelada.
Praticada por: Cidades-Estado Draco, Marina, Avilar; Monarquia Góia; Magocracia Elvenar; Reino de Snifelheim; Reinos aesires; Império Varini.

Progressismo moderado.
Os papéis de gênero tradicionais para homens e mulheres são ainda os mais comuns e aceitos, mas pessoas que quebrem esses padrões em geral não encontram muitas dificuldades. Pessoas trans ou não binárias conseguem aceitação moderada. Ainda há grupos conservadores, mas estes são minoritários.
A heterossexualidade ainda é considerada o padrão, mas perseguir alguém por ser homossexual ou bissexual gera sanções legais. Ainda assim, uniões homossexuais não são legalmente aceitas e relações homossexuais ainda podem ser mal vistas e gerar escândalos.
Praticada por: Reino de Valência; Reino de Victória; República Arezza; Reino dos Elfos Navegantes; Reino de Orana.

Progressismo Avançado
Papéis de gênero são livres, quando não considerados inexistentes. Na prática, homens e mulheres podem exercer quaisquer funções para as quais tenham qualificações. Pessoas trans ou não binárias são plenamente aceitas. Esta é a posição legal e do governo, o que pode ser desafiador para alguns imigrantes.
A homossexualidade e a bissexualidade são tão aceitas quanto a heterossexualidade. As relações homossexuais têm o mesmo status legal que as heterossexuais e o poliamor é aceito.
Praticada por: Reino Unido de Bertachia; Reino de Concórdia; Principado Tarini; Cidade Estado de Lunara.

Reino de Allistae
O Reino de Alistae tem um posicionamento único. A homossexualidade e a bissexualidade são aceitas, mas os papéis de gênero são rígidos. Homens devem se comportar publicamente segundo padrões tradicionais de masculinidade e mulheres devem se comportar publicamente segundo padrões tradicionais de feminilidade. Isso significa que não são aceitas “mulheres masculinizadas” ou “homens afeminados”.